A medicina e a inteligência artificial

Um estudo recente comparou a qualidade técnica e a empatia nas respostas de um chatbot, o ChatGPT, com as de médicos a perguntas postadas em um fórum on-line de saúde. Os resultados foram surpreendentes, já que o chatbot superou as expectativas. Embora não tenha sido desenvolvido originalmente para prestar orientações em saúde, o ChatGPT mostrou ser uma nova geração de inteligência artificial, capaz de fornecer respostas de alta qualidade e com grau de empatia comparável ao de profissionais de saúde.

O estudo foi realizado pela University of California nos EUA e publicado no periódico JAMA Internal Medicine. A amostra final selecionada para análise foi composta de 195 interações aleatórias entre membros do fórum e médicos verificados no r/AskDocs em outubro de 2022. As perguntas e respostas dos médicos foram comparadas com as respostas do chatbot.

Os resultados foram avaliados por uma equipa de profissionais de saúde que atuam em diversas áreas, como pediatria, geriatria, medicina interna, oncologia, doenças infecciosas e parasitárias, e medicina preventiva. Eles indicaram que as respostas oferecidas pelo ChatGPT foram superiores às dos médicos em termos de qualidade da informação e empatia demonstrada. Além disso, as respostas do chatbot foram significativamente mais longas e mais empáticas do que as dos médicos.

Nós pelo Cognio também temos uma médica de serviço, Inscreva-se, diga olá à Matilde ou faça qualquer pergunta sobre saúde. Temos a certeza que a Matilde tudo fará para satisfazer as suas perguntas.